quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ouya



Há uma nova consola em preparação para chegar ao mercado, com um preço esperado de noventa e nove doláres. Já se encontram disponíveis imagens do protótipo, como se pode constatar um pouco acima.

O seu nome é Ouya e não está a ser preparada por nenhuma das três grandes companhias do sector (Nintendo, Sony, Microsoft) nem se trata de um ataque por parte da Apple. Este parece ser um projecto independente e que inclui nomes como Ed Fries, um dos grandes nomes da Microsoft nos tempos da primeira Xbox, e Yves Béhar, designer envolvido no projecto One Laptop per Child.


O surpreendente deste projecto, além de não estar ligado a nenhuma das grandes companhias, são as suas características: ser baseada no sistema operativo Android, ser um sistema aberto para o qual qualquer pessoa ou estúdio possa criar jogos e que os mesmos sejam gratuitos, ainda que seja só parte do jogo ou que o mesmo seja baseado em micro-transacções.

Igualmente surpreendente foi o interesse e apoio que o projecto despertou. Tendo iniciado uma petição no Kickstarter com o objectivo de demonstrar o projecto e angariar 950 mil doláres, em menos de um dia a soma foi ultrapassada, indo neste momento, passados 3 dias, em quase 4 milhões de dólares angariados!

Já foram divulgadas o que poderá vir a ser as especificações técnicas da consola, embora ainda haja espaço a alterações. No momento, são as seguintes:


  • Tegra3 quad-core processor 
  • 1GB RAM 
  • 8GB of internal flash storage
  • HDMI connection to the TV, with support for up to 1080p HD 
  • WiFi 802.11 b/g/n 
  • Bluetooth LE 4.0 
  • USB 2.0 (one) 
  • Wireless controller with standard controls (two analog sticks, d-pad, eight action buttons, a system button), a touchpad 
  • Android 4.0 

Eu fui dos que ficou bastante interessado no projecto, a premissa do mesmo é bastante interessante e a ser bem desenvolvido e apoiado, boas possibilidades de ser um projecto de qualidade. Contudo, os perigos também existem, como seja uma possível abundância de jogos de fraca qualidade e cópias de outros jogos, bem como o conseguir captivar jogadores fortemente enraizados nas suas consolas e nos seus serviços de distribuição digital.

Como em todas as consolas, o sucesso do projecto dependerá sobretudo da qualidade dos jogos produzidos para ela.

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